Vampire Academy - Richelle Mead

02 janeiro 2011
Após 2.722 páginas, chega ao fim uma das séries de temática sobrenatural mais queridas da atualidade, Vampire Academy. O sexto e último volume – Last Sacrifice - foi lançado nos Estados Unidos no dia 7 de dezembro, mas como no Brasil as coisas costumam a demorar para acontecer, o livro já foi traduzido pelos fãs. Graças a Deus né, porque meu nível de inglês ainda está muito aquém disso...rss

Antes de falar sobre o fatídico último livro, vamos retomar um pouco a história. A primeira edição da série foi lançada em 2007 sob o título Vampire Academy, no Brasil recebeu o nome de Beijo das Sombras. Nesta primeira etapa da saga, somos apresentados a uma sociedade que contrasta entre costumes arcaicos e a modernidade, nela estão inseridos os morois que são uma espécie de “vampiros bons” que se alimentam dos humanos, mas não os matam, além disso, eles têm poderes relacionados aos elementos da natureza: terra, fogo, água, ar e espírito (o mais incomum de todos).

Há também neste contexto os dhampirs (originários do cruzamento entre morois e humanos) que são pessoas mais fortes e rápidas e não possuem debilidade devido à luz solar. Eles são encarregados da proteção dos morois que são a realeza desta sociedade. Essa relação entre as duas espécies, é uma das coisas que me irrita no livro, os dhampirs são extremamente submissos aos morois. Bom, para finalizar essa equação, há também os strigois, que são vampiros mais fortes e matam cruelmente. Morois, Dhampirs e humanos podem ser transformados em strigois.

Os livros são narrados em primeira pessoa pela dhampir Rose Hathaway que, até o quarto livro, é uma guardiã em treinamento. Ela tem como melhor amiga a princesa moroi Lissa, que digamos de passagem, é uma chata, dependente demais da Rose e egoísta. Confesso que quando li a sinopse do primeiro livro, não tive muita vontade de ler, sei lá..achei que esse negócio de ficar protegendo princesa ia ser um saco. Mas, vai por mim, assim que ler o primeiro vai ficar fã também. Isso porque, apesar de algumas deslizadas, a Richelle Mead tem uma narrativa que te prende. Aliando drama, suspense, muita ação e romance, ela consegue fisgar o leitor.

Até o terceiro volume da série (Shadow Kiss) – MELHOR LIVRO DISPARADO – a história tem como cenário principal o colégio St. Vladimir, onde são preparados os guardiões e os morois recebem instruções sobre seus poderes. É lá que Rose conhece seu grande amor, o guardião e professor da escola, Dimitri. Enquanto este amor platônico rola nos bastidores, Rose precisa proteger Lissa de vários perigos provenientes tanto de strigois quanto de morois . Além disso, precisam aprender a lidar com um vínculo que as duas possuem que possibilita que Rose entre na mente de Lissa e a descobrir mais sobre o poder de Lissa que é o espírito.

Em cada livro a autora traz um problema diferente que nos envolve, mas não se enganem, não são probleminhas de estudantes adolescentes. Os mais sensíveis precisam preparar os lenços, pois em alguns momentos, as lágrimas vão rolar, principalmente no terceiro livro. O leitor vive em uma tensão irritante até este volume. É nele que, finalmente, Rose e Dimitri desistem de tentar disfarçar os sentimentos, porém quando isso ocorre, a escola sofre um ataque de strigois e Dimitri torna-se um deles. A Rose que já vinha se destacando como guardiã apesar de ser apenas uma estudante, torna-se mais surpreendente ao matar muitos strigois nesta batalha.

Com o coração em pedaços após o destino de Dimitri - Dimka para os mais chegados...rs -, é que iniciamos o quarto livro que, para mim, é o mais chato. A Rose vai pra Rússia atrás do Dimitri a fim de matá-lo e quando o encontra meio que se torna uma viciada nas mordidas dele. Esse é definitivamente uma lenga lenga. Ela o mata no fim, mas é claro que na realidade ele não morreu.

O quinto livro volta a dar uma aquecida. Rose já formada vai para a Corte dos morois com Lissa e tenta descobrir uma forma de transformar Dimitri em dhampir novamente. Contudo, ao mesmo tempo em que ela está nesta busca, ela está namorando Adrian, que se não me engano aparece no segundo livro. Ele é uma gracinha, mas cheio de problemas. Adrian é um moroi da realeza e também tem como poder o espírito. Para minimizar os efeitos negativos deste poder, ele se joga na bebida. Ele é o típico anti-herói, tem muitos defeitos, mas você o adora devido às suas atitudes. Confesso que fiquei dividida entre ele e Dimka, pena no mundo dos morois e dhampirs não pode ter dois maridos..rsss

Não vou nem comentar o que não gostei no quinto livro porque senão vou acabar estragando a surpresa. Este livro termina com Rose sendo acusada do assassinato da rainha dos moroi, Tatiana. A corrida para descobrir quem a matou ocorre no sexto e último livro da série que falarei em um post mais a frente.

Até a próxima.

PS: Foto do post é a capa do terceiro livro.


01-Vampire Academy

02-Frosbite

03-Shadow Kiss

04-Blood Promise

05-Spirit Bound


0 comentários: