Mel do Pecado - Bárbara Leigh

01 novembro 2009
Em meio a guerras, surge uma história de amor empolgante e que foge a todos os padrões da época, pelo menos para quem vê apenas a superfície. Mel do Pecado escrito por Barbara Leigh me impressionou não só pela temática diferente, mas também pelos conflitos internos das personagens e a falta de melosidade comum às narrativas amorosas, o que não deixou a história menos envolvente. Apesar de ter algumas inconsistências, na minha opinião é claro, gostei de livro e recomendo a leitura.

O livro conta a história dos cavaleiros Drue Duxton, que faz parte do exército da Inglaterra, e Connaught, irlandês que luta a favor da Escócia. Ambos são considerados os melhores guerreiros dos países para os quais guerreiam e se conhecem durante uma batalha em que Drue fere gravemente Connaught, apesar deste ser mais velho e mais forte.


O irlandês torna-se prisioneiro de Drue que tem como intenção pedir um resgate para a libertação do guerreiro. Contudo, durante o cativeiro, apesar de ter esposa e três filhos, Connaught começa a sentir uma forte atração por Drue e tenta de todas as formas enterrar os sentimentos perturbadores e reprováveis pela sociedade. Definitivamente, Connaught começa a viver em um verdadeiro martírio, assim como Drue que, também se apaixona por ele.


Mas não se precipitem, o livro não tem uma temática homossexual, na verdade Drue é Druanna de nascimento, ou seja, é uma mulher, apesar de não se considerar do gênero. Após ter a esposa morta pelos escoceses, o pai de Drue resolve levar ela e o irmão, Garith, para o acampamento de seu exército. Para não causar alvoroço entre os soldados, faz com que Drue seja vestida como um menino.


A partir desse momento, a menina acaba perdendo sua identidade, tanto que apenas o pai e um primo, lembravam-se que Drue era na verdade uma mulher. Até mesmo Garith, que também era muito pequeno quando foi para o acampamento, se esqueceu que tinha uma irmã ao invés de um irmão. Drue cresce nessa realidade e boa parte do tempo esquece ser uma mulher, começando a se questionar apenas quando se apaixona por Connaught.


Ainda uma criança Drue inicia seu treinamento para ser um cavaleiro. A princípio era apenas uma brincadeira de criança, mas com o passar dos anos, ela ganha habilidade na arte de lutar e manejar a espada. Drue acaba tornando-se mais forte e mais ágil que muitos guerreiros, e devido a sua coragem é sagrada cavaleiro pelo próprio rei. Por conta disso, fica atolada na mentira até o pescoço, pois se a verdade vier à tona, sua família será destruída pelo rei.

Diferente de outros livros, em que mulheres se disfarçam de homem, mas conservam as características femininas, em Mel do Pecado, Drue parece realmente com um homem, tanto que Connaught chega a pensar que ela é irmão gêmeo de Garith. Ela é descrita como um homem musculoso e bonito, não despertando a desconfiança alheia em momento algum e atraindo muitas mulheres.

Além da constante musculação que impediu que o corpo crescesse de forma feminina, Drue sofre um acidente na adolescência que afeta o útero, o que provoca a falta do incômodo mensal ao qual todas as mulheres estão submetidas e pára de desenvolver as características femininas, como seios.


Connaught tem toda a certeza de estar apaixonado por um homem e se condena por isso, já Drue não conta a verdade, pois acabará com sua carreira e lançará sua família a vergonha e a destruição. Mesmo após o irlandês descobrir a verdade, a jovem recusasse a transformar-se em uma mulher e deixar os campos de batalhas para ficarem juntos, pois também é contra a viver a vida frívola e sem objetivos que boa parte das mulheres daquela época levava. O casal se vê entre a cruz e a espada, sem ela poder revelar ao mundo o que é e sem poder viver com ele, fingindo ser homem, pois todos os julgariam.


Os dois são personagens muito fortes, corajosos e decididos, mas o que não me convenceu muito foi o porte masculino de Drue, não consegui criar em minha mente uma imagem para ela. A própria capa do livro não engana, ninguém pensaria que aquela foto é de um homem e, em meus mais de 20 anos de vida, nunca vi uma mulher que conseguiu transformar seu corpo de uma forma a parecer tanto com um homem e ainda por cima um homem muito atraente para as mulheres. Já vi homens enganarem bem se passando por mulheres, não o contrário, mas provavelmente não vi muita coisa nesse mundo.



Abraços, até a próxima.




0 comentários: